Menu Fechar
Conheça nossa

Linha Acústica

Vidro insulado: o que é, quais as características e onde aplicar o vidro duplo

O vidro insulado é aquele que garante maior isolamento acústico e conforto térmico. Composto por duas peças, unidas por um perfil de alumínio, ele pode ser montado com combinações para juntar propriedades de outros tipos de vidro.
As possibilidades de combinações e benefícios para os usuários tornam o vidro insulado uma excelente escolha para ambientes residenciais, comerciais, industriais e também aplicações específicas como hotéis e hospitais.
Isso faz do insulado um dos vidros mais buscados por arquitetos, engenheiros e outros diversos tipos de profissionais na hora de realizar uma obra.
Assim como o laminado, o vidro insulado – conhecido como vidro duplo no setor vidreiro – também é composto por duas placas de vidro, conforme citamos no início do texto.
Essa junção cria a possibilidade de combinação de propriedades diferentes, além de outros benefícios como o isolamento acústico e térmico. Ao utiliza-lo, também é possível garantir maior economia de energia com sistemas de ar condicionado e aquecedores, por exemplo.
É possível juntar um vidro temperado, até 5 vezes mais resistente que o comum, a um vidro de proteção solar, por exemplo. Com essa união, garantimos mais resistência à peça, que adquire propriedades como maior poder de reflexão e controle térmico.
Essa é só uma das combinações possíveis.

Quais são os benefícios do vidro insulado?

Por ser feito de duas peças, o vidro insulado tem a combinação de propriedades como seu grande trunfo.
É possível aproveitar as características de vidros como o temperado, laminado, de proteção solar e diversos outros criando combinações que só são possíveis em uma peça de vidro insulado.
Descrevemos abaixo os principais benefícios adquiridos pelo vidro insulado e suas respectivas combinações possíveis.

Onde os vidros insulados são utilizados?

Coberturas

Esse vidro é amplamente usado em coberturas por dois fatores principais: a integridade do sistema e a proteção solar.
Por ser um sistema mais íntegro, robusto e com camada dupla de vidro, ele acaba sendo escolhido para aumentar a segurança no local.
O fator solar também é um grande aliado dessa aplicação em coberturas. Em dias de sol, por exemplo, o ambiente se torna mais agradável por conta do conforto térmico proporcionado pela combinação de peças no vidro insulado.

Estúdios musicais

Em estúdios, onde é necessário ter uma visualização entre dois cômodos e isolamento acústico, o vidro insulado é a melhor opção.
Nesses locais, impedir a transmissão de som é um fator determinante para garantir a captação sonora sem ruídos externos. Esse papel é executado com excelência pelo vidro insulado.
É possível ter uma visualização clara de dentro pra fora e vice-versa, mantendo o isolamento das ondas sonoras.

Outras aplicações

Então quer dizer que o vidro insulado só serve em aplicações específicas como as citadas anteriormente? Não! Muito pelo contrário.
O vidro insulado é utilizado em todos os tipos de projetos, como por exemplo, sacadas, guarda corpos, janelas, portas e muitos outros.
A sua aplicação vai da criatividade do profissional e necessidade de funcionalidade do conjunto que é criado.
Quando falamos de vidros planos, o céu é o limite. O vidraceiro tem muitas possibilidades em um projeto, desde que as normas técnicas sejam seguidas à risca.

Solicite um orçamento sem compromisso

Solicite um orçamento agora